Histologia é uma área biomédica que estuda os tecidos biológicos. Na biologia são estudados tecidos animais e de plantas (histologia animal e vegetal, respectivamente), analisando sua estrutura, origem e diferenciação.
A maneira mais utilizada para estudar os tecidos e órgãos ao microscópio óptico é a observação dos preparados histológicos que são constituídos por um ou mais cortes de tecidos ou órgãos dispostos sobre uma lâmina de vidro protegidos por uma por laminula.
Como a observação de espécimes ao microscópio óptico é feita por transparência é necessário que tecido e órgãos inclusos em um bloco de parafina forneçam cortes finíssimos feitos por navalhas. Depois de cortado e retirada a parafina, esses cortes passam por processo de fixação e coloração. São usados corantes como: eosina, hematoxilina , azul de metileno, entre outros, que destacam as estruturas celulares.
Na área da saúde, a histologia humana permite realizar diagnósticos de diversas doenças a partir de estudos comparativos entre tecidos saudáveis e doentes.